Pedalando pela PAZ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

AS MEDIDAS DA BICICLETA

Ir para baixo

AS MEDIDAS DA BICICLETA Empty AS MEDIDAS DA BICICLETA

Mensagem  valdojv Sex Jun 27, 2008 11:02 pm

AS MEDIDAS DA BICICLETA




Medidas da bicicleta de estrada sem "sloping".

AS MEDIDAS DA BICICLETA Quadro12

Físicamente cada um de nós é único, com diferente altura, longitude de pernas, longitude de braços, longitude do tronco como principais variáveis a ter em conta numa bicicleta pra por render mais sobre ela, como também pra ir mais cómodo, portanto é importante ser meticuloso à hora de escolher o tamanho da bicicleta e a postura sobre ela. Tem muitos métodos à hora de conhecer o tamanho do quadro que adapte-se a teus condições morfológicas, ainda que não são infalívels, mesmo assim, ter em conta que uma vez pequisada teu medida de bicicleta e teu postura, você necessitará um pequeno período de tempo pra adaptarte a ela. Sem vontade de mostrar os seguintes métodos o programas que há hoje pra determinar a medida de teu bicicleta, tão só tedar uma pequena orientação de cómo saber as medidas de teu quadro, mais tarde, com mudar a altura do selim e a longitude da suporte do guidão, como da seu altura respeito ao quadro, você poderá se acoplar perfeitamente:



Medidas do ciclista.


AS MEDIDAS DA BICICLETA Quadro13


Medidas da bici (tubos de centro a centro):



• Medida do quadro = altura entrepernas ( A ) x 0.65 (salvo nas bicicletas com quadro sloping *)

• Longitude quadro (tubo horizontal) = É a mesma que a A, o normal é que meça 2 ó 3 cm. mais longo.

• Altura selim = altura entrepernas x 0.885

• Pedivelas = altura entrepernas = ó <20%

• Suporte de guidão = longitude do braço ( C ) x 0,203



Devido ao diferente tipo de ângulos que há no mercado com os quadros com sloping, a altura do tubo vertical variará. Mas para encarregar a medida deste tipo de bicicleta, segue sendo básica a altura da entreperna, o único que mudará será o coeficiente a multiplicar, que dependerá da marca do quadro.



* Altura entrepernas = Para conhecer essa medida tem que estar descalço. Colocar-se de costas à parede e colocando um lápis paralelo ao chão na entreperna, fazer uma marca na parede e medir a distância resultante entre a marca e o chão.



* Longitude tronco = É a distância resultante de uma nova marca à altura dos ombros (justo onde esta a articulação) e a da entrepernas.



* Longitude do braço = Desde a marca do ombro a uma terçeira sinal que faremos com um lápis sujetándo-o com a mão fechada.



Medidas para a bicicleta de montanha.

AS MEDIDAS DA BICICLETA Quadro14

Sendo o quadro a parte essencial da bicicleta, convem ter em conta outras peças que também diferem segundo teu constitução física. Refiro-me a:



• Comprimento do guidão. O habitual é levar um de 42 cm de comprimento. Ela variará dependendo da envergadura do ciclista, podendo optar por um de 44 cm. quando seja um ciclista alto (mais de 185 cm.) . Mas tem presente que perderá aerodinâmica, o choque frontal contra o ar é maior.



• Comprimento do suporte de guidão. Nos profissionais há a tendência de usar quadros um pouco mais pequenos e ajustar as dimensões pessoais com o canote do selim mais altos e suporte de guidão mais longos. A medida estandar é de 10 a 11 cm., mas nos profissionais, você as verá mais longas, 13 e inclusive 14. Ao ser de menor medida, a intenção é lograr uma maior maniobrabilidade da bicicleta.



• Longitude de pedivelas (ou alavancas). Geralmente, a medida duma pedivela é de 170 (longitude do pedivela de centro a centro). Pode variar por dois motivos: altura do ciclista incrementándose de 2,5 cm. (ver parágrafo anterior) e, nas provas de contra relógio, que são um pouco mais longas (os 2,5 cm.) das que usa habitualmente.



O tamanho do quadro das bicicletas de montanha é mais pequeno, já que precisam ser mais rígidas e responder melhor à direção num caminho muito rugoso, em detrimento da aerodinâmica e velocidade. A medida a ter em conta é a altura do selim, baixándo-se uns dois centímetros pra ter um maior controle sobre a bicicleta. Geralmente há 3 medidas estándar de quadro sem ser tão individualizadas como nas de estrada, muda dependendo da corpulença do ciclista, arrumándo-se mais tarde as medidas, com o canote do selim, como do suporte do guidão.

Os ángulos de montagem dos diferentes tubos de que formam um quadro de ciclista, varían um pouco dumas marcas a outras. As referências que eu tenho são gerais e falar dos ángulos é complicado, já que um mesmo fabricante usa diferentes. Não tem que complicar-se com isso, as vezes pode-se arrumar movimentando o selim e o suporte do guidão. O importante é ter uma bicicleta adaptada a teu morfología, logo depois é você quem tem que procurar esses detalhes pra se sentir bem, procurando um equilíbrio entre a postura sobre a bici e a capacidade de executar a máxima força.

Pra terminar vou-lhes dar um exemplo: "Todos conhecemos quem é; ¿não é?, Miguel Indurain. Pois Miguel, em seu bicicleta de contra relogio, sacrificou um pouco seu aerodinâmica, ao subir um pouco o guidão. Todo isso provocado a que quando disputava a contra relogio, ao ir tão inclinado, não podía executar todo seu potencial nos pedais, e também, não respirava nas melhores condições".



Medidas em relação com a altura do ciclista



Fica claro que não podem-se dar dados exatos que sejam aplicaveis a todas as pessoas, já que as medidas corporais mudam de uns a outros. Uma pessoa pode ter uma altura total igual a outra, mas seus medidas de pernas, braços, tronco, etc. ser muito diferentes, então não pode dar-se pautas absolutas não é possível, nem também não é recomendável. Mas também, aquí tem esses dados, únicamente com caráter orientativo.



Altura cm. Estrada (cm.) Montanha (polegadas)

160 – 165............................. 47 – 51 14

165 – 170............................. 51 – 53 16 - 17

170 – 175............................. 53 – 55 18

175 – 180............................. 55 – 57 18 - 19

180 – 185............................. 57 – 59 20

185 – 190............................. 59 – 61 20 - 22

190 - .....................................61 - 22

valdojv
Admin

Mensagens : 7
Data de inscrição : 16/02/2008
Idade : 79

https://pedalandopelapaz.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos