AS MEDIDAS DA BICICLETA

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

AS MEDIDAS DA BICICLETA

Mensagem  valdojv em Sex Jun 27, 2008 8:02 pm

AS MEDIDAS DA BICICLETA





Medidas da bicicleta de estrada sem "sloping".



Físicamente cada um de nós é único, com diferente altura, longitude de pernas, longitude de braços, longitude do tronco como principais variáveis a ter em conta numa bicicleta pra por render mais sobre ela, como também pra ir mais cómodo, portanto é importante ser meticuloso à hora de escolher o tamanho da bicicleta e a postura sobre ela. Tem muitos métodos à hora de conhecer o tamanho do quadro que adapte-se a teus condições morfológicas, ainda que não são infalívels, mesmo assim, ter em conta que uma vez pequisada teu medida de bicicleta e teu postura, você necessitará um pequeno período de tempo pra adaptarte a ela. Sem vontade de mostrar os seguintes métodos o programas que há hoje pra determinar a medida de teu bicicleta, tão só tedar uma pequena orientação de cómo saber as medidas de teu quadro, mais tarde, com mudar a altura do selim e a longitude da suporte do guidão, como da seu altura respeito ao quadro, você poderá se acoplar perfeitamente:



Medidas do ciclista.





Medidas da bici (tubos de centro a centro):



• Medida do quadro = altura entrepernas ( A ) x 0.65 (salvo nas bicicletas com quadro sloping *)

• Longitude quadro (tubo horizontal) = É a mesma que a A, o normal é que meça 2 ó 3 cm. mais longo.

• Altura selim = altura entrepernas x 0.885

• Pedivelas = altura entrepernas = ó <20%

• Suporte de guidão = longitude do braço ( C ) x 0,203



Devido ao diferente tipo de ângulos que há no mercado com os quadros com sloping, a altura do tubo vertical variará. Mas para encarregar a medida deste tipo de bicicleta, segue sendo básica a altura da entreperna, o único que mudará será o coeficiente a multiplicar, que dependerá da marca do quadro.



* Altura entrepernas = Para conhecer essa medida tem que estar descalço. Colocar-se de costas à parede e colocando um lápis paralelo ao chão na entreperna, fazer uma marca na parede e medir a distância resultante entre a marca e o chão.



* Longitude tronco = É a distância resultante de uma nova marca à altura dos ombros (justo onde esta a articulação) e a da entrepernas.



* Longitude do braço = Desde a marca do ombro a uma terçeira sinal que faremos com um lápis sujetándo-o com a mão fechada.



Medidas para a bicicleta de montanha.



Sendo o quadro a parte essencial da bicicleta, convem ter em conta outras peças que também diferem segundo teu constitução física. Refiro-me a:



• Comprimento do guidão. O habitual é levar um de 42 cm de comprimento. Ela variará dependendo da envergadura do ciclista, podendo optar por um de 44 cm. quando seja um ciclista alto (mais de 185 cm.) . Mas tem presente que perderá aerodinâmica, o choque frontal contra o ar é maior.



• Comprimento do suporte de guidão. Nos profissionais há a tendência de usar quadros um pouco mais pequenos e ajustar as dimensões pessoais com o canote do selim mais altos e suporte de guidão mais longos. A medida estandar é de 10 a 11 cm., mas nos profissionais, você as verá mais longas, 13 e inclusive 14. Ao ser de menor medida, a intenção é lograr uma maior maniobrabilidade da bicicleta.



• Longitude de pedivelas (ou alavancas). Geralmente, a medida duma pedivela é de 170 (longitude do pedivela de centro a centro). Pode variar por dois motivos: altura do ciclista incrementándose de 2,5 cm. (ver parágrafo anterior) e, nas provas de contra relógio, que são um pouco mais longas (os 2,5 cm.) das que usa habitualmente.



O tamanho do quadro das bicicletas de montanha é mais pequeno, já que precisam ser mais rígidas e responder melhor à direção num caminho muito rugoso, em detrimento da aerodinâmica e velocidade. A medida a ter em conta é a altura do selim, baixándo-se uns dois centímetros pra ter um maior controle sobre a bicicleta. Geralmente há 3 medidas estándar de quadro sem ser tão individualizadas como nas de estrada, muda dependendo da corpulença do ciclista, arrumándo-se mais tarde as medidas, com o canote do selim, como do suporte do guidão.

Os ángulos de montagem dos diferentes tubos de que formam um quadro de ciclista, varían um pouco dumas marcas a outras. As referências que eu tenho são gerais e falar dos ángulos é complicado, já que um mesmo fabricante usa diferentes. Não tem que complicar-se com isso, as vezes pode-se arrumar movimentando o selim e o suporte do guidão. O importante é ter uma bicicleta adaptada a teu morfología, logo depois é você quem tem que procurar esses detalhes pra se sentir bem, procurando um equilíbrio entre a postura sobre a bici e a capacidade de executar a máxima força.

Pra terminar vou-lhes dar um exemplo: "Todos conhecemos quem é; ¿não é?, Miguel Indurain. Pois Miguel, em seu bicicleta de contra relogio, sacrificou um pouco seu aerodinâmica, ao subir um pouco o guidão. Todo isso provocado a que quando disputava a contra relogio, ao ir tão inclinado, não podía executar todo seu potencial nos pedais, e também, não respirava nas melhores condições".



Medidas em relação com a altura do ciclista



Fica claro que não podem-se dar dados exatos que sejam aplicaveis a todas as pessoas, já que as medidas corporais mudam de uns a outros. Uma pessoa pode ter uma altura total igual a outra, mas seus medidas de pernas, braços, tronco, etc. ser muito diferentes, então não pode dar-se pautas absolutas não é possível, nem também não é recomendável. Mas também, aquí tem esses dados, únicamente com caráter orientativo.



Altura cm. Estrada (cm.) Montanha (polegadas)

160 – 165............................. 47 – 51 14

165 – 170............................. 51 – 53 16 - 17

170 – 175............................. 53 – 55 18

175 – 180............................. 55 – 57 18 - 19

180 – 185............................. 57 – 59 20

185 – 190............................. 59 – 61 20 - 22

190 - .....................................61 - 22

valdojv
Admin

Mensagens: 7
Data de inscrição: 16/02/2008
Idade: 69

Ver perfil do usuário http://pedalandopelapaz.darkbb.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum