Pedalando pela PAZ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cicloviagem & Cicloturismo

Ir para baixo

Cicloviagem & Cicloturismo Empty Cicloviagem & Cicloturismo

Mensagem  valdojv Ter Jun 17, 2008 10:28 pm

1) Cicloviagem
Para preparar uma cicloviagem basta usar um mapa e definir o ponto de partida e o ponto de chegada. O objetivo principal é ir de um lugar até o outro usando o menor percurso no menor espaço de tempo.
Por exemplo uma viagem de 1.000 km pode ser programada para ser feita em 9 dias pedalando em média 110 km/dia.

2) Cicloturismo
A viagem de cicloturismo tem como objetivo principal conhecer lugares interessantes onde o ciclista pode demorar vários dias. A mesma distância de uma cicloviagem pode demorar o dobro de tempo.

3) Cicloviagem & Cicloturismo
Pode também haver uma combinação das duas modalidades. Depois de cada atrativo segue-se um período mais ou menos longo até chegar ao próximo.

Qualquer que seja a modalidade escolhida existe basicamente duas maneiras de realizar o projeto. Uma levando pouca coisa na bagagem e hospedando-se em hotel e comendo em restaurante. Esta modalidade tem um custo mínimo de R$ 35,00 por dia. A viagem deve ser programada para dormir sempre nas cidades. Pode-se guardar a bicicleta dentro do próprio quarto e sair a pé para conhecer a cidade e procurar um bom restaurante.
O conforto é bem maior, mas perde-se na interatividade com os nativos.
Os hotéis mais baratos estão sempre perto da rodoviária. Se precisar de informação basta procurar um taxista.

A outra forma é levar uma barraca, saco de dormir, cozinha e comida, normalmente para autonomia de uma semana. O custo máximo da diária nesta modalidade é de R$ 7,00. Normalmente não é possível dormir dentro da cidade. Acampa-se antes ou depois da cidade. Se pretender dormir antes de chegar a uma determinada cidade não esquecer de comprar o pão com certa antecedência. Se for dormir depois, basta comprar o pão ao entrar na cidade.

Existem muitos lugares para acampar sem precisar pagar. Postos de gasolina, parques municipais, escolas, clubes de campo, corpo de bombeiros, polícia, praças, barraca de pescadores, casas de famílias, etc. O interessante desta modalidade é que a gente nunca sabe onde vai dormir. Fica sempre aquele suspense e certa ansiedade para saber onde é que se vai passar a noite. A interatividade com os nativos é bem maior. Não raro te convidam para comer ou te oferecem um lugar para passar a noite.
Convém sair bem cedo, logo ao clarear o dia e acampar pelas 14 ou 15 horas para dar tempo para lavar a roupa e descansar.

Qualquer que seja a modalidade escolhida, é bom preparar a mente para pedalar apenas uma hora. A cada sessenta minutos parar uns 15 minutos para comer, beber e descansar. De hora em hora é bom comer alguma coisa, como barra de cereal, fruta, bolacha, banana passa, pão, etc. Assim o estômago está sempre digerindo alguma coisa e não existe a preocupação de parar para o almoço. Ao chegar ao destino eu costumo fazer um café e à noite uma refeição salgada.
É bom preparar com antecedência uns saquinhos plásticos com soro caseiro. Existem embalagens pequenas de plástico que são ótimas para acondicionar a mistura. Cem embalagens custa menos de um real. Segue a fórmula

Soro caseiro
Duas colheres de sopa de açúcar
Uma colher de sopa de suco (Tang, ou similar)
Uma colherinha rasa de sal


Coloque a mistura na caraminhola e adicione água. Tome de gole em gole desde o começo até o fim da viagem. Em lugares muito quente, onde o consumo de líquido é maior, pode-se duplicar a dose durante o dia. Para isto basta abrir um saquinho e colocar na caraminhola.

Este soro repõe o sal que se perde no suor.

Boa viagem! Exclamation

valdojv
Admin

Mensagens : 7
Data de inscrição : 16/02/2008
Idade : 79

https://pedalandopelapaz.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos